quarta-feira, 4 de novembro de 2009

MODA

Gloria Kalil abrilhanta
ainda mais o Pense Moda


Gloria Kalil foi a primeira convidada a passar pela sabatina na 3° edição do Pense Moda, que começou no 03/11, na Faap, em São Paulo e segue até o dia 05/11.  A super consultora de moda, frequentemente questionada sobre etiqueta, deixou o assunto de lado diante do público de estudantes universitários que estava mais interessado em temas como tendências e brasilidade na moda.
Sobre as definição de tendências, Gloria reforçou o conceito de "rumos", em que é possível apontar caminhos (peças-chave) para a temporada, mas não com precisão. "Há uma dificuldade enorme em achar a 'cara' do verão 2010", disse.
Já para a população em geral, ela lembrou que são as lojas de departamento que acabam direcionando o consumo. Enquanto as marcas de moda propõe várias possibilidades, são as "fast-fashion" nacionais que produzem uma coleção baseada em macrotendências e, assim, confirmam que o que o cliente está levando "está na moda" - o que é uma vantagem. "Você entra em um magazine e sai vestida. E a moda tem favorecido isso [comprar em lojas populares] com o hi-lo", afirmou.
O hi-lo significa simplesmente vc vestir uma peça super chique, de grife, marcante e complementar com uma peça com cara de velha, surrada, antiguinha, fica um arraso.
A questão das cópias e da brasilidade na moda também foi levantada por uma estudante. Gloria foi enfática ao afirmar que os estilistas nacionais não copiam mais os lá de fora e que "moda brasileira não é traje típico". Para ela, ainda falta fazer da moda o que a música conseguiu: "é brasileira sem ser folclórica, é sofisticada e tem uma graça", finalizou.
Hoje, 05/11, o filósofo e escritor norueguês Lars Svendsen vai falar sobre crítica de moda e o porquê da moda precisar dela. Não é a primeira vez que ele vem ao Brasil – mas nem por isso sua palestra perde o posto de uma das mais aguardadas do Pense Moda.
A conversa depois é sobre a cultura do streetwear. Quem participa é Alberto Hiar (da Cavalera), Baixo Ribeiro (da Choque Cultural), Carol Sanchez e Dani Ueda.
O circuito de palestras acaba com o top stylist Paulo Martinez, da revista MAG! – e, é claro, uma festinha só para convidados regada a vodca. Só não vale dar vexame em plena festa que celebra a moda, tá dado o recado para os pilequinhos de plantão.

















Nenhum comentário: