MOMENTO COOK
Branco ou tinto?
Molhos definem combinações entre vinhos e massas
Eles são ótimos para a saúde, normalmente recomendados por médicos. São saborosos e perfeitos para acompanhar os dias frios de inverno. Mas entre tantos sabores, fica difícil saber escolher e fazer as melhores combinações com o vinho.
Com lasanha, nhoque, macarronada, pizza e até mesmo com salada é possível fazer harmonizações saudáveis e muito saborosas.
De acordo com o sommelier Marcelo Thomson são os molhos que definem a escolha da bebida. O vinho tinto é mais encorpado, por isso combina com molho vermelho. Já os molhos brancos são melhor harmonizados com vinhos brancos ou rosés.
O mesmo vale para os recheios das massas: carne vermelha com vinho tinto e carne branca com vinho branco. “O importante é harmonizar sempre. Nenhum sabor pode se sobressair, nem o do vinho nem o do prato”, explica o sommelier.
O vinho branco combina, também, com saladas. Para uma refeição completa, Marcelo tem duas sugestões: pode-se iniciar com vinho branco para acompanhar a salada e o tinto para combinar com a massa, caso o molho seja vermelho, por exemplo. Ou então, optar pelo vinho espumante, que combina com qualquer prato.
“O espumante, conhecido como champagne, é uma espécie de curinga, pois combina com tudo, desde uma salada até um prato quente com sabor mais encorpado”.
Agora que vc já tem uma ideia de comocombinar o vinho para uma refeição digna dos deuses, que tal umas receitinhas? É só ir para a cozinha e atacar de Chef. Com uma receita em mãos tudo dá certo, experiência própria desta q não cozinha nem feijão sem receita. Escolha a sua melhor pedida:
Capeletti ao molho vermelho
Ingredientes: 400g de capeletti; 400g de molho de tomate; 2 colheres (sopa) de manteiga; 100g de presunto; 100g de mussarela; 1 cebola; queijo parmesão ralado a gosto.
Modo de preparo: cozinhe o capeletti em água fervente. Doure a cebola, a manteiga e o presunto em uma frigideira. Depois, acrescente o molho. Coloque o capeletti em um refratário, acresecnte a mussarela e o queijo parmesão. Leve ao forno para gratianar.
Sugestão: vinho tinto italiano valpolicella.
Macarrão com brócolis ao molho branco
Ingredientes: 500g de macarrão; 500ml de leite; 2 colheres (sopa) de margarina; 3 colheres (sopa) de maisena; 2 latas de creme de leite; 100g de mussarela em cubos; 100g de presunto em cubos; 1 maço de brócolis; cebola e sal a gosto.
Modo de preparo do molho: doure a margarina, a cebola e adicione o brócolis e o leite misturado à maisena. Quando estiver engrossando, acrescente o creme de leite. Desligue o fogo, adicione o queijo e o presunto.
Sugestão: vinho sauvignon blanc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário