terça-feira, 26 de junho de 2012

SPFW mostra as
tendências do Verão 2013





Tá bom, tá bom, eu sei que estou atrasadinha, mas ai vai minhas impressões da São Paulo Fashion Week, que rolou entre os dias 11 e 16 de junho, na Bienal.

Os desfiles de estilistas renomados no cenário de moda brasileiro revelaram as peças, tecidos, estampas e cores que serão destaque no Verão 2013.

A estação quente do próximo ano terá muitas transparências, metalizados, mix de estampas, recortes, estampas geométricas e praianas. Entre os tecidos, o couro não podia ficar de fora e, mais uma vez, será marcante no Verão.

As cores continuam vibrantes dando a cara da estação, as mais vistas serão verde, vermelho, azul, laranja e coral. No entanto, as cores neutras darão um charme mais sofisticado aos dias quentes. Muitos estilistas apostaram em branco, tons terrosos , cinza e o preto, como é o caso da Animale e UMA.

Entre as peças queridinhas estão o colete e a microssaia. O mullet que já vem sendo testado nas últimas temporadas, continuará presente na estação mais quente do ano.

A Animale levou à passarela a inspiração das savanas africanas com o couro com strech, ráfia, palha e seda rústica. As cores escolhidas foram neutras – do preto ao palha, com verde e amarelo, terrosos e dourado.
Alexandre Herchcovitch se inspirou nos anos 80 em um desfile multicolorido e tecidos nobres como tafetá de seda e jacguard.

Já Tufi Duek resgata as flores em formas de babados, traz a sensualidade das fendas nas saias e calças sequinhas para alongar a silhueta.
Fause Haten aposta no multicolorido com vestidos acompanhados de capas de tafetá para um verão repleto de cores.

A Triton viaja à Tóquio retornando com a bagagem lotada de símbolos urbanos, alfaiataria com assimetrias, lapelas em camadas, ombros estruturados e maxivolumes.

A Ellus investe em peças com aspecto molhado e jaquetas perfecto revisitadas – sem mangas, mullet. O militarismo também está de volta ao Verão na moda mostrada pela Movimento, que levou à passarela a fusão entre o militarismo e o colorido dos trópicos.

Ronaldo Fraga retorna radiante e impecável, depois de pular a edição Inverno 2012. O estilista buscou na cultura brasileira inspiração no Pará, que resultou em peças de alfaiataria desconstruída e muitas estampas.


As estampas dos maiôs e biquínis da Água de Coco traz fotos de Istambul e Capadócia, na Turquia. UMA surpreende com minimalismo e cores neutras como preto, branco e cinza. Fórum também retorna triunfante depois de seis anos sem desfilar, com referências de norte a sul do Brasil.

Juliana Jabour se inspira nos anos 70. O espírito da década apareceu com o estilo glam e na modelagem + cores das peças listradas (em azul, marrom e acinzentada). Além de vestidos, saias e shorts curtos, macacões metalizados e jaquetas amplas com zíperes aparentes e mood esportivo foram desfiladas.

Crepe de seda, linho, lurex e jacquard acetinado foram os tecidos escolhidos, enquanto a cartela de cor era composta por metalizado dourado-acobreado, off-white, verde, preto, azul, coral e índigo.

Jefferson Kulig levou o modo sustentável à passarela com tecidos biodegradáveis. Tafetá, seda, algodão e couro passaram por processo enzimático antes de serem utilizados. Osklen criou a coleção Endless Summer com looks brancos monocromáticos, couro texturizado e acessórios de impacto.

Colcci teve a participação da modelo sul africana em seu desfile de coleção inspirada na surf old school com calça capri, estampas praianas e padronagem pailey – inspiradas nas bandanas dos surfistas dos anos 90.

Reinaldo Lourenço inspirou em um verão em alto-mar para sua coleção, que apresentou um clima "navy", com formas estruturadas e tecidos sofisticados, como o público de sua marca pede, com muitas cores, entre elas azul, branco, dourado e preto.

Nenhum comentário: