segunda-feira, 21 de junho de 2010

Moda Masculina de Milão abre
temporada verão 2011 internacional
 

A temporada de verão 2011 no Brasil acabou no dia 15 de junho, em São Paulo e os fashionistas já começam a maratona internacional no último sábado, dia 19, com a Semana de Moda Masculina de Milão.

De sábado até hoje (terça-feira), 31 marcas apresentam coleções masculinas para o verão 2011, entra as quais a Prada, Salvatore Ferragamo, Giorgio Armani, Vivienne Westwood e Versace.

Dando sequência à semana de moda masculina de Milão, começa nesta quarta-feita, dia 23 de junho, a temporada de Paris. Entre os dias 23 e 27 de junho, quase 50 marcas apresentarão suas apostas para o verão do próximo ano.

O primeiro dia começou tranquilo, com três apresentações de jovens talentos. O francês Thibaud Etcheberry tem apenas 22 anos e estreou na semana de moda masculina. Ele ainda não mostrou muito seu talento como estilista, mas tem um blog de ilustrações encantadoras. Francisco Van Benthum já participa do calendário parisiense há quatro temporadas.

O estilista é holandês e abriu sua primeira loja na cidade de Amsterdã em 2008. Rad Hourani debutou nas semanas de moda internacionais em 2009, durante a New York Fashion Week. Desde então, o estilista canadense, nascido na Jordânia, tem apresentando coleções unissex e assimétricas.

Já domingo foi dia de desfiles importantes na Semana de Moda Masculina. Dois monumentos da moda italiana mostraram suas propostas hoje: Giorgio Armani e Miuccia Prada.

Em uma passarela de luz, segundo definiu nosso queridíssimo consultor de estilo Arlindo Grund, que também é um dos apresentadores do programa "Esquadrão da Moda" (do SBT), a marca apresentou a alfaiatria impecável de sempre, com calças justas e combinações novas de cores, como o preto com azul claro. "Gravata é tendência", escreveu ele no Twitter.

As bermudas vêm com força, assim como os tricôs de gola canoa e cores, muitas cores.

O desfile de Emporio Armani contou com uma grande aventura em plena passarela. Vittorio Brumotti, vencedor de um título no livro de recordes do Guinness, andou de um lado para o outro se inclinando e se equilibrando em uma bicicleta para dar abertura da tão esperada coleção Primavera Verão 2010 2011 da Empório Armani.

A moda de uma expressão um tanto que cosmopolita, trouxe ternos modernos e mais despojados para a moda masculina Primavera Verão 2010 2011. A alfaiataria que sempre foi a base de Armani, cada vez mais se destaca nas passarelas com detalhes, cortes e modelagens diferenciadas.

Casacos, paletós e jaquetas foram ligeiramente alongados e acinturados, já as calças trazem uma modelagem solta e confortável. O estilo carrot, calças com modelagem ampla em cima e afunilada no tornozelo, também aparecem com comprimentos mais curtos e muitas vezes com barras dobradas, sendo uma tendência do verão 2011, que promete invadir tanto o guarda roupa feminino quanto o masculino.

A paleta de cor varia consideravelmente. Na abertura do desfile, os tons acinzentados compuseram os looks e logo depois apareceram o bege, branco e até mesmo o azul.

Já para o final do desfile, os tons que deram destaque e que fizeram o diferencial da coleção foram o vermelho e o alaranjado, compondo assim peças mais chamativas e despojadas.

Os acessórios como bolsas, por exemplo, aparecem em modelos grandes e de estilo transversal para ajudar ainda mais o cotidiano do público masculino.

Prezando pela assinatura minimalista que caracteriza os projetos que acompanham o histórico da grife Calvin Klein no mercado, Italo Zucchelli combinou tal atributo à alguns elementos já presentes em seus antigos trabalhos para compor a coleção masculina da marca para a moda da primavera verão 2011 2012.


E foi em um mix entre alfaiataria e esportismo, que o designer apresentou seu novo trabalho com ternos, casacos, sungas, t-shirts e t-shirts o contraste entre uma moda clássica e sóbria e outra de ares mais descontraídos.

Os materiais, por vezes, assumiam efeitos plastificados ou estética semelhante ao couro; a paleta evoluiu dos sóbrios pretos, para nuances de cáqui, cinza, azul, turquesa, off-whites e oliva.

De um belo jardim emprestado das casas de campo de Florença, o estilista Raff Simons deu vida à coleção masculina Primavera Verão 2011 2012 que, pela quinta vez, desenvolveu para a grife Jil Sander.


Referências naturais em um desfile repleto de efeitos visuais à base de luz e chuvas florais, conferiram o clima “garden party” à apresentação da nova proposta da marca.

Entre surpresas e um exagero cênico, os looks poderiam passar despercebido na passarela; no entanto, em um colorido vibrante as produções se caracterizaram, sem dúvidas, pelo contraste cromático ousado composto nas predominantes combinações entre t-shirts, calças, camisas, ternos e shorts curtinhos.

A profusão de cores como: rosas, amarelos, azuis, turquesas, verdes, alaranjados, roxos e vermelhos; chegou não nas mesmas nuances que encontramos no meio ambiente, e sim em versões fluo intensas.

As composições vieram em camadas, onde vimos sobreposições de camisas, sobre-camisas e paletós trazerem o rosa, somado ao azul, turquesa e preto em um mesmo look.

Calças alaranjadas foram contrastadas com blusas azuis e esse jogo de impacto também teve vez nas estampas gráficas e listradas aplicadas sobre t-shirts e camisas de manga longa.

Desde que decidiu revisitar os antigos trabalhos da Burberry, Christopher Bailey tem apresentado os melhores projetos registrados em seu histórico assinando para a grife; e diante do sucesso da última temporada, o designer investiu nessa reconstrução para a moda masculina da Primavera Verão 2011 2012 novamente!

Dessa vez, vimos as passarelas da Semana de Moda de Milão ganharem referências de uma proposta que o visionário estilista Thomas Burberry criou logo no início da década de 1920.

Sem dúvidas, a primavera verão 2011 2012 da Burberry Prorsum chega demasiadamente sóbria com tons neutros e escuros dominando a cartela de cores e com elementos rígidos caracterizando os looks masculinos da nova coleção da grife. Mas entre peles, couros e também uma pegada sexy com toda essa masculinidade exuberante da proposta.

A dupla Dolce & Gabbana convidou a cantora escocesa Annie Lennox para se apresentar com voz e piano algumas de suas canções mais famosas (Why, No More I Love You, White Shade of Pale), enquanto na passarela, os moços mostraram o verão 2011 na Semana de Moda Masculina em Milão.


Apostando na modelagem anos 50, a dupla DG trouxe uma modelagem mais amplas em calças, bermudas e shorts de sarja, camisas de linho, gravatas bem finas e paletós com duplo abotoamento.

Os anos 80 continuam a influenciar a Versace. Essa foi a inspiração Martyn Ball - o novo nome que cuida do estilo masculino da grife para sua coleção de estreia em desfile na Semana de Moda Masculina Verão 2011 em Milão.


Dos 80, veio uma releitura dos new-romantics (com direito a profusão de acessórios, como correntes, pulseiras e aneis), que já se inspiravam nos rockabillys da década de 50.

O resultado é uma modelagem que transita pelo justo (calças, camisas e coletes) e pelo volume dos ternos (igual DG, com abotoamento duplo), que causam um certo espanto na geração que se acostumou ao justo da era Hedi Slimane na Dior Homme – que dominou as formas masculinas nos últimos anos.

Destaque da coleção foram as peças com elementos gráficos (vórtices, labirintos, 3D), como nas belas camisas de seda e, também, nos underwear e nas sungas.

Falando nisto, a sunga do verão 2011 da Versace lembra totalmente o que a grife propunha nos anos 80, com direito a resgate do modelo slip – que os brasileiros têm muita dificuldade de usar, pois, acham “pouco masculinos”.

LINE UP para os próximos dias com os desfiles mais esperados
Quarta-feira, 23 de junho

18h00 - THIBAUD ETCHEBERRY

19h00 - FRANCISCO VAN BENTHUM

20h00 - RAD HOURANI

Quinta-feira, 24 de junho

09h30 - VIKTOR & ROLF MONSIEUR

10h30 - ALEXIS MABILLE

11h30 - ISSEY MIYAKE

12h30 - RICK OWENS

13h30 - JUUN J.

14h30 - LOUIS VUITTON

16h00 - GASPARD YURKIEVICH

17h00 - JEAN PAUL GAULTIER

18h00 - SMALTO

19h00 - DRIES VAN NOTEN

20h00 - YOHJI YAMAMOTO

21h00 - HENRIK VIBSKOV


Sexta-feira, 25 de junho

10h00 - JUNYA WATANABE MAN

11h00 - GUSTAVOLINS

12h00 - JULIUS

13h00 - YVES SAINT LAURENT

14h00 - WALTER VAN BEIRENDONCK

15h00 - KRIS VAN ASSCHE

16h00 - COMME DES GARCONS HOMME PLUS

17h00 - CERRUTI

18h00 - GIVENCHY

19h00 - ROMAIN KREMER

20h30 - JOHN GALLIANO


Sábado, 26 de junho

10h00 - BORIS BIDJAN SABERI

11h00 - KENZO

12h00 - MIHARAYASUHIRO

13h00 - PETAR PETROV

14h00 - TILLMANN LAUTERBACH

15h00 - DIOR HOMME

16h30 - TIM HAMILTON

17h30 - ANN DEMEULEMEESTER

18h30 - DAMIR DOMA

20h00 - HERMÈS

21h00 - RAF SIMONS


Domingo, 27 de junho

10h00 - BILL TORNADE

11h00 - LANVIN

12h00 - WOOYOUNGMI

13h00 - SONGZIO

14h00 - AGNÈS B.

15h00 - RYNSHU

16h00 - PAUL SMITH

17h00 - DUNHILL

18h00 - THOM BROWNE

19h00 - QASIMI HOMME

Nenhum comentário: