quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A moda brasileira em literatura

Gente, olha só as novidades de livros sobre moda q estão chegando por aqui, de tão raros, novos livros sobre a moda brasileira são sempre motivo de festa. Amanhã nós fashionistas ganhamos mais um para a biblioteca. Trinta anos de moda no Brasil: uma breve história, publicado pela Editora Livre, é lançado com pompa e debate estrelado em São Paulo.
Com texto da jornalista Marília Scalzo, o livro é um pequeno registro de referência do Brasil desde o final dos anos 1970. Bacaníssimo para estudantes de moda e tbm jornalismo (eu já formada tbm quero) e com diagramação esperta, faz um resumo de cada década acompanhado de uma seleção de 160 imagens representativas, entre campanhas, editoriais e desfiles - do new wave dos anos 1980 até Gisele já no posto de übermodelo. E tem o mérito de ser nosso primeiro livro a fazer um registro desta primeira década dos anos 2000, registro inédito.
Comemorando a publicação, um debate aberto ao público tá rolando nesse momento na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. Na mesa, além de Marília Scalzo, Bob Wolfenson, Costanza Pascolato, a pesquisadora Carol Garcia e a editora Mariana Lanari.

CORRA PARA AS COMPRAS - Este fim de ano ganhou lançamentos variados para os aficcionados por moda. Outro brasileiro é Moda jeans - Fantasia estética sem preconceito, da veterana jornalista Lu Catoira. Autora de outro livro sobre o assunto, publicado em 2006, desta vez Lu analisa como o jeans sobrevive aos modismos desde o seu nascimento. Fashionistas de plantão, fiquem atentas aos shortinhos jeans e calças em jeans delavê (aquele mais clarinho, quase branco).
Para quem quer se atualizar com as novas regras da sustentabilidade, um bom título é Eco chic - O guia da moda ética para a consumidora consciente, escrito pela inglesa Matilda Lee, que se define como "uma fashionista ecologicamente correta". Apesar do subtítulo seanimador, o livro é uma ótima reportagem sobre o assunto, jogando luz sobre o impacto da produção têxtil na natureza e como os consumidores podem diminuí-lo. Vem até com um guia de "marcas recomendadas", que ganhou atualização com nomes nacionais.
Leitura mais leve, chega por aqui também um dos guias de Nina Garcia, editora da Marie Claire norte-americana e jurada do programa Project runway. As 100 + - Um guia de estilo que toda mulher fashion deve ter se propõe a listar todas as peças indispensáveis e eternas no guarda-roupa feminino. O charme extra fica por conta das ilustrações, assinadas por Ruben Toledo.
E, finalmente, em dezembro, chega às livrarias O evangelho de Coco Chanel, tradução da americana Karen Karbo com ilustras de Chesley McLaren, francesa queridinha dos fashionistas de Nova York, q eu amo. Biografia pouco usual, Karen analisa a história e a cabeça da estilista através de suas frases de efeito. Boa companhia aos filmes sobre a francesa que começam a estrear nos cinemas brasileiros, já não era sem tempo.
Então, com essas dicas superbancanas e descoladas, se joga na livraria e na internet tbm, pois é onde tudo chega primeiro.

Nenhum comentário: