quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Performance de Ronaldo Fraga abre 
14ª Mostra de Cinema de Tiradentes


A diversidade do cinema como vetor cultural não se restringe aos temas abordados nos roteiros, mas na possibilidade de diálogo com outras frentes da cultura como as artes plásticas, o teatro, a música, a fotografia e a moda.

E será justamente a relação moda-cinema o ponto alto do evento de abertura da 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Neste dia 21 de janeiro, a partir das 21 horas, o Cine Tenda, será readaptado não para mais um evento de cinema, mas que tem tudo a ver com ele.

Ronaldo Fraga foi o estilista convidado pela Petrobras para criar as roupas de cena da performance. “Foi com muito orgulho que aceitei o convite da Petrobras para pensar uma performance, ação, cena... na abertura da Mostra de Cinema de Tiradentes.

Moda e cinema, são primos bem próximos, criados na mesma casa e interessados pelos mesmos brinquedos", destaca o estilista.

“Não se trata de uma reprodução dos figurinos marcantes do cinema brasileiro. Serão 26 looks desenvolvidos a partir do macacão de um frentista de posto de gasolina. Pensei a roupa/corpo como suporte da imagem projetada. Penso no fascínio do cinema sobre o universo do homem comum”, define Ronaldo.

Para ele, além de eficientes canais de comunicação, moda e cinema são os instrumentos mais emocionantes enquanto registros do nosso tempo.

“A cultura brasileira na genialidade de seus criadores. Assim é Ronaldo Fraga, que surpreende, mais uma vez, ao propor uma conjunção de ideias, gestos e expressões – unindo a moda ao audiovisual com inovação e ousadia. Mostrando que ao lado da mais relevante produção audiovisual brasileira devem estar as outras manifestações da arte que, somadas, dão forma à sétima arte. Esta soma representa mais que uma celebração, mas a constatação de que a cultura é a expressão legítima de um povo, de uma nação”, destaca Raquel Hallak, coordenadora da Mostra de Cinema de Tiradentes.

A ação em Tiradentes dará início a uma série de comemorações, previstas para 2011, pelo marco dos mais de 500 longas patrocinados. A Petrobras se tornou a principal incentivadora do cinema nacional e foi uma das responsáveis pela recuperação do setor no país.

Entre os filmes, estão grandes produções brasileiras como Carlota Joaquina, de 1994, que representa o início da retomada da produção no país, O Quatrilho, O que é isso, companheiro?, Cidade de Deus, Carandiru, Se eu fosse Você, Tropa de Elite, Saneamento Básico, entre outros.

SERVIÇO:
ABERTURA DA 14ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PERFORMANCE RONALDO FRAGA
21 DE JANEIRO DE 2011 (SEXTA-FEIRA), ÀS 21H
LOCAL: CINE TENDA – TIRADENTES – MG

Nenhum comentário: