segunda-feira, 9 de abril de 2012

Finalmente surge o
substituto de Galliano para Dior


O suspense acabou! Depois de um ano da demissão de John Galliano por justa causa da Dior, a saga chegou finalmente ao fim nesta segunda-feira (09), com a nomeação do estilista belga Raf Simons, 44 anos, como diretor artístico da maison.

A primeira coleção de alta costura, de 'Prêt-à-porter' e de acessórios femininos de Raf Simons para a Dior será apresentada em Paris já no mês de julho.

Ao anunciar a nomeação de Raf Simons à sucessão do britânico John Galliano, a Dior, que também contribui com o brilho do império de luxo LVMH, de Bernard Arnault, se disse "entusiasmada" em receber "um dos maiores talentos da atualidade, para dar continuidade à obra de seu fundador".

O nome do discreto estilista belga, conhecido por uma moda minimalista exigente, de vanguarda, a priori oposta ao estilo barroco e provocante do talentoso Galliano, circulava há vários meses.

O estilista de língua holandesa, um dos mais brilhantes da escola belga, ao lado de Martin Margiela e Dries Van Noten, criava, no início, moda masculina, até passar para o prêt-à-porter feminino.

Ele ainda não teve, ao longo de uma rica carreira, oportunidade de se mostrar na alta costura, que pressupõe um longo trabalho artesanal para elaborar roupas sob medida. Isso será apresentado por ocasião de sua primeira coleção "haute couture" para a Dior no início de julho.

Em fevereiro passado, a marca alemã Jil Sander, na qual Raf trabalhava desde 2005, anunciou sua partida, em meio à surpresa geral.

Alguns dias mais tarde, Simons, muito emocionado, apresentava em Milão seu último desfile da casa, no que foi vivamente aplaudido.

Vários especialistas se sentiram tocados com esta encantadora coleção que tinha o rosa como cor dominante - da para não amá-lo?!?!?! - , e que parecia prever os estilos que poderia propor, se contratado pela prestigiosa 'maison' da avenida Montaigne...

Maneiras estritas, silhueta atlética, olhar azul aço e cabelos cortados rente, Raf Simons, que estudou design industrial, começou a carreira como criador de móveis antes de escolher o universo da moda, com um estilo próprio, desde 1995.

Raf entrou no mercado de trabalho na companhia de um nome marcante, Walter Van Beirendonck. Mas Raf não começou como seu assistente, ele era quem cuidava da decoração dos showrooms do estilista (também belga).

Foi no mesmo ano que seguindo os conselhos da diretora do departamento de moda da Academia Real da Antuérpia que Raf (formado em desenho industrial) lançou a marca masculina que leva o seu nome, reconhecendo que seguia a estética de Helmut Lang.

Agora é aguardar, ansiosas é claro, a apresentação da coleção de Raf Simons para Dior!

Nenhum comentário: