quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cuide da sua maquiagem com carinho


Não reparem na foto, é só a minha necessaire para o dia a dia


Sempre ouvimos falar da importância dos cuidados com a maquiagem, desde a escolha até o vencimento de cada produtinho. Mas a grande verdade é que não damos a devida e merecida atenção a esses cuidados, principalmente com a manutenção. E, se aquele batom, blush ou máscara já passou do prazo de validade, teimamos em continuar o uso.

Entendo perfeitamente essa necessidade em ignorar a validade da maquiagem, afinal, muitos dos produtos não são nada baratinhos e investimos pesado na necessaire, nos apegando aos nossos produtos preferidos. Esse post tem o objetivo de abrir um pouco a sua mente para os cuidados com a maquiagem e o mais importante, com a saúde da sua pele.

Quais as precauções que devemos tomar quando compramos um cosmético? O que pode acontecer se usarmos uma maquiagem com prazo de validade vencida? Onde guardar os produtos como batons e sombras? Como fazer a manutenção de acessórios como pincéis de make up? Como saber se temos alta sensibilidade por algum perfume?

Natália Antunes, maquiadora e consultora oficial da Lumi Cosméticos, acaba de desenvolver um guia de manutenção de alguns itens fundamentais da beleza da mulher contemporânea. A primeira dica da profissional é analisar e respeitar o tipo de pele. Pele oleosa evitar produtos com adição de óleos. Para as mulheres com a derme mais ressecada produtos com apelos hidratantes.

“Se a consumidora tem sensibilidade a algum substrato, ele terá antes e depois do prazo de validade e sua percepção varia. Os perfumes possuem matérias primas vegetais, sintéticas e aromáticas. Um perfume chega ter mais de 300 tipos de substratos. Quando a pessoa possui ou desenvolve alta sensibilidade pode ser uma matéria-prima dentre centenas. Todos os produtos são fabricados exatamente dentro das exigências do Ministério da Saúde (ANVISA), que por sua vez é um órgão exigente e eficaz no cumprimento de suas regras. O consumidor deve perceber que cada organismo tem um funcionamento e determinadas peculiaridades", diz Natália.

O calor, a luz e a umidade são os vilões dos produtos de beleza, segundo ela. “Lembro bem das dicas da minha avó de aguardar os produtos de beleza no armário e em suas caixas originais.

Hoje sei que ela está corretíssima, pois essa atitude diária ajuda na preservação deles. Já para manter os pincéis de make por mais tempo impecáveis lave-os com shampoo neutro pelo menos uma vez ao mês e prefira os pincéis de cerdas naturais”, explica.


PRAZO DE VALIDADE

De acordo com a consultora, devemos prestar a atenção ao prazo de validade dos produtos de beleza, mas não há testes efetivos que eles podem prejudicar a pele ao estarem vencidos. Há sim mudança de cor e cheiro, evidente que estarem mal conservados gera outras observações, mas isoladamente o prazo de validade não causa danos à pele.

O prazo de validade no Brasil é no máximo de três anos para cosméticos. Esse período é decorrente de dois fatores: o nosso clima é quente e os produtos podem sofrer as conseqüências do calor. Em segundo lugar o incentivo ao consumo.

Os produtos grau 1, sem apelos que mexem com a saúde do consumidor, não causam nenhum malefício se utilizado depois da data de validade. As maquiagem como sombras, pó, blush são a base de minerais (a pedra mais usada é a Magnesita).

Os batons são feitos com ceras, entre elas de abelha, carnaúba (árvore) e ozoquerita (mineral). Esses itens com o passar do tempo podem gerar apenas um desconforto olfativo.

“Vale ressaltar que devemos respeitar o prazo de validade em produtos grau 2, com apelos como proteção solar, anti-sinais, pois eles podem perder a eficácia e efeito proposto. Não proteger a pele no caso do FPS”, conta a consultora.
 
Então meninas, fiquem atentar aos produtos de grau 2, já os de grau 1, tá bom, tá bom, da pra usar mais um pouquinho além do prazo de validade.
 
 Espero que tenham gostado do post, deixem seus comentários. Ahhh, sei que estou em dívida com vocês, mas estou sem pc e raramente posso postar, estou usando o notebook da namorada do meu irmão. Mas estou sempre por aqui tá.

Nenhum comentário: