domingo, 18 de abril de 2010


Filmes que ditam e que são a moda



 
Os filmes e documentários ligados à moda estão cada vez mais em evidência nos dias atuais, mas eles sempre estiveram em nosso meio, no entanto, só agora, estão se popularizando realmente.

Por isso tive a idéia de colocar aqui alguns nomes de filmes e docs bem legais e que valem a pena ser conferidos por todos que se interessam por esse assunto mágico: M.O.D.A. 

Cada vez mais filmes, documentários e programas de TV abordam o tema e levam para o público em geral informações sobre bastidores de desfiles, grifes, lojas, além de cobrir a vida de modelos e estilistas.

Preparei uma listinha com os nomes e comentário sobre cada um deles. Espero que gostem e corram para a Blockbuster garantir os seus. 

Os que vc mais gostar, recomendo q invista um pouquinho mais e compre o DVD para ter em casa como referência e poder assistir quantas vezes quiser.

Mas não vale comprar pirata em gente, como eu disse, vale a pena investir um pouquinho mais. 

Confira os filmes que vc não deve deixar de ver pelo menos uma vez, principalmente, se segue ou pretende seguir carreiras ligadas a moda e jornalismo. A Edição de Setembro (The September Issue - 2009) - De todos documentários da lista, com certeza o The September Issue é o mais pop.

O filme mostra o dia-a-dia da redação da revista Vogue americana, durante a produção da edição de setembro de 2007. Detalhe: essa edição pesava quase 2,5 kg e ganhou o título de maior revista já publicada.

O Dia Anterior (Le Jour d'Avant - 2009) - O documentário Le Jour d'Avant revela o que acontece nas 36 horas que antecedem um desfile de moda em grandes maisons como Sonia Rykiel, Jean Paul Gaultier, Proenza Schouler e Fendi com Karl Lagerfeld e Silvia Venturini.


O mais bacana dos quatro filmes dirigidos por Loïc Prigent, é a comparação de pode ser feita de uma marca para a outra. Afinal de contas, cada uma tem o seu estilo, ritmo, discussões, energia e temperamento.

O doc mais emocionante é sem duvida o da grife Sonia Rykiel. O diretor registrou os preparativos e surpresas do desfile em comemoração aos 40 anos da marca francesa.


Quem já assistiu ao filme O Diabo Veste Prada vai ver muito da personagem Miranda Priestley na verdadeira Anna Wintour.

Mas ao contrário do que muita gente pensa, a estrela do filme não foi a cabeça da Vogue americana, não! Quem rouba a cena é a diretora criativa da Vogue, Grace Coddington, muito mais simpática do que Anna.

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom  (Confessions of a Shopaholic, 2009)  - No glamoroso mundo da cidade de Nova York, Rebecca Bloomwood é uma garota adorável, divertida e compradora compulsiva.

Ela sonha em trabalhar em sua revista de moda favorita, mas só consegue chegar à porta da revista até, ironicamente, conseguir um emprego como colunista em uma revista de finanças publicada pela mesma empresa.

Conforme seus sonhos começam a ser finalmente realizados ela faz um tremendo e hilário esforço para manter seu passado longe do seu futuro.
Sex and the City - O Filme (Sex and the City 2008) - Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) é uma escritora de sucesso obcecada por moda, que vive em Nova York.

Assim como suas amigas Samantha Jones (Kim Cattrall), Charlotte York (Kristin Davis) e Miranda Hobbes (Cynthia Nixon), Carrie tenta equilibrar o trabalho com seus relacionamentos.

Depois de anos de sucesso da série, só podia acabar em um filme de sucesso. E não pára por ai, vem ai a estréia de Sex in the City 2 (28 de maio).

Na continuação da trama, Carrie enfrentará uma crise no casamento com Mr. Big (Chris Noth), enquanto Samantha continuará exercendo seu papel de solteirona convicta.

Além disso, os fãs da série também poderão ver as amigas em uma viagem para o Oriente Médio. Em entrevista recente, Sarah Jessica descreveu o longa como "o mais divertido de todos". Não percam.



Valentino: O Último Imperador (Valentino: The Last Emperor - 2008) - É impossível não se envolver e deixar lágrimas rolarem ao assistir esse documentário de Matt Tyrnau.
 
Na verdade, era para ser uma matéria especial, mas ele é tão emocionante que seria um desperdício não virar um documentário. O filme mostra a intimidade e cumplicidade entre Valentino e Giancarlo Giammetti.

Também são retratadas algumas manias do estilista como a paixão por cachorrinhos da raça pug. Os momentos mais emocionantes ficam por conta das discussões por causa da compra da marca. Dá para sentir o clima de nó na garganta até no trailer do filme.
Marc Jacobs & Louis Vuitton (Marc Jacobs & Louis Vuitton- 2007) - O documentário Marc Jacobs & Louis Vuitton foi lançado em 2007.

Vale muito a pena assistir pois o diretor Loïc Prigent conseguiu filmar o processo de criação do estilista americano, jamais antes mostrado.


As imagens foram feitas em diversos lugares. Em Paris, Loïc registrou alguns detalhes de como funciona a criação de uma coleção, com direito a testes de acessórios e tecidos em uma banheira no telhado do prédio na sede da Louis Vuitton.

No Japão, o documentário mostra um desfile com direito a festa, para os clientes queridinhos da LV. Já em Nova York, é a vez de conhecer o lado engraçadinho e genial de Marc Jacobs.
Lagerfeld Confidencial (Lagerfeld Confidential - 2007) - Imagine uma pessoa com manias. Agora, multiplique por cinco…

Este é Karl Lagerfeld. Dirigido por Rudolphe Marconi, o documentário Lagerfeld Confidencial revela o enigmático estilista.


O filme mostra o trabalho de Karl Lagerfeld na Chanel, os bastidores de um desfile de moda, o que acontece por trás das câmeras em uma seção de fotos com Nicole Kidman e como o estilista seleciona as suas modelos.

Além disso, o diretor Rudolphe Marconi conseguiu desvendar o lado pessoal de Lagerfeld em conversas sobre família, amor e sexo.



O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada, EUA, 2006) - Um dos filmes mais comentados dos últimos tempos, conta a história de uma jovem jornalista (Anne Hathaway) que consegue uma vaga como assistente pessoal da temida editora da revista de moda Runway vivida por Meryl Streep.

O enredo mostra o dia-a-dia da conturbada publicação, e o figurino conta com criações de alguns dos maiores estilistas do mundo. 

Sem contar que vc se apaixona pelos figurinos da personagem de Anne, as bolsas, os sapatos, os trench coats maravilhosos e o namorado dela tbm né, que é interpretado por Adrian Grenier. Zuzu Angel (Zuzu Angel, Brasil, 2006) - O drama real da estilista brasileira Zuzu Angel é retratado nesse comovente filme. Zuzu alcançava a fama e o reconhecimento por seu trabalho durante os anos 70.

No mesmo período, seu filho, um ativista que lutava contra a ditadura, foi seqüestrado e morto pelo Centro de Informações da Aeronáutica.

Sei q muitas pessoas ficam com pé atrás quando se trata de filme brasileiro, mas vale a pena assistir sim.

Mundo Fashion (The Intern, EUA, 2000) - Entre plumas, paetês e muita gente bonita, uma garota ambiciosa quer ser mais do que estagiária na conhecida revista de moda Skirt.

Para chegar ao topo, ela terá que lidar com colegas cínicas e editores durões.
Gia - Fama e Destruição (Gia, EUA, 1998) - Em tom de documentário, o filme narra a vida de Gia Maria Carangi (Angelina Jolie), uma jovem da Filadélfia que tenta a sorte em Nova York e logo se torna uma das top models mais requisitadas do mundo, sendo inclusive capa da Vogue e da Cosmopolitan.

Mas sua fama meteórica vem acompanhada de uma paixão homossexual por Linda (Elizabeth Mitchell), que se tornaria o grande amor da sua vida mas era um relacionamento instável.

Esta insegurança no amor, na família e em diversos momentos da sua vida a transformam em uma viciada em heroína, sendo que esta dependência às drogas cada vez mais incontrolável provocaria sua decadência.

Abrindo o Zipper (Unzipped, EUA, 1995) - Esse documentário mostra a preparação de uma coleção do estilista Issac Mizrahi, famoso durante a década de 90.

Acompanhando o processo de criação das roupas até o desfile, o filme conta com a participação de top models da época: Kate Moss, Naomi Campbell, Christy Turlington, Cindy Crawford e Linda Evangelista.


Prêt-à-Porter (Prêt-à-Porter, EUA, 1994) - Essa simpática comédia de humor negro mostra uma série de pequenos casos que se interligam durante o filme, passado na temporada de lançamento das coleções de moda de Paris.

O filme critica e temporalidade e a futilidade das roupas e conta com participações especiais de artistas e modelos como Björk, Cher, Naomi Campbell e Claudia Schiffer.

Identidade de Nós Mesmos  (A Notebook on Clothes and Cities, Alemanha, 1989) - O talentoso cineasta Wim Wenders conversa com o premiado estilista japonês Yohji Yamamoto sobre seu processo criativo, seu trabalho e sua visão de mundo, o relacionamento entre as cidades e a identidade com o cinema na era digital,  nesse belo e cultuado documentário.
 
Quem é Você, Polly Magoo? (Qui êtes-vous, Polly Maggoo?, França, 1966) - Nessa sátira da indústria da moda, Polly Maggoo é uma jovem americana de 20 anos que foi seguir a carreira de modelo em Paris. Lá ela participa de um programa de televisão, pelo qual ficamos conhecendo melhor sua vida e sua infância.
Cinderela em Paris (Funny Face, EUA, 1954) - Esse clássico musical conta com a ilustre presença de Audrey Hepburn, simplesmente maravilhosa, adoro essa mulher, e Fred Astaire, que vivem um romance em Paris.

Hepburn é uma recatada atendente de livraria que se torna modelo internacional, posando para editoriais de moda de uma grande revista americana. Todos os figurinos da atriz são assinados por Givenchy. L.U.XO.
Modas de 34 (Fashions of 34, EUA, 1934) - A estrela hollywoodiana Bette Davis é a protagonista desse famoso musical sobre a pirataria no mundo da moda. Davis e William Powell interpretam um casal de piratas que roubam as idéias de vestidos das luxuosas grifes de Paris e vendem as cópias a preços populares.

Um comentário:

Mía disse...

O diabo veste Prada é legal mas Confessions of a shopaholic é bobinho =/

beijos linda