quinta-feira, 17 de junho de 2010

O que vai pegar no verão 2011




Passadas as semanas de moda Fashion Rio e SPFW fica um monte de informações, roupas lindas, extravagantes que, muitas vezes não conseguimos imaginar nas ruas.

Esse é o maior desafio deixado para fashionistas de plantão. Vamos ver o que vai pegar no verão 2011 e colocar a cabeça pra funcionar, começar a imaginar os looks, comprar, reciclar o closet - o q é fundamental e se jogar na moda.
O minimalismo continua com força total, silhueta reta, seca, inspirada na forma dos tubos anos 60 bem interpretada na nova versão do vestido coquetel de Alexandre Herchcovitch.

Prepare as pernas, as saias estão lá no alto e as hot pants radicalizaram o short, o curto vai prevalecer.

Novos materiais: do neoprene à fibra de papel, a tecnologia molda cada centímetro do corpo em efeitos especiais. A Neon usou muito bem o neoprene colado no corpo ou soltinho. Eduardo Pombal, inovou com empapelados e transparências em fibra de acetato na Tufi Duek.

A volta do linho: amassado, misturado ao fio de inox, o tecido surge renovado. A Maria Bonita foi destaque em modelos pintados à mão em verde água e rosa.

Transparência e sobreposição (adooooro) também estarão em alta neste verão. Tule, organza e gaze em sobreposições delicadas dão leveza e sensualidade aos vestidos de Ronaldo Fraga. 

Junto com a transparência, formas, propostas de maquetarias texteis (que muitas vezez formam flores), babados, laços e estampas com motivos florais, vem o estilo romântico que foi muito apostado pelas grifes. Paetês, bordados e muito brilho também devem ter o seu reinado no verão.

No Fahion Rio, a maioria da marcas apresentou tendências étnicas, entre elas Walter Rodrigues, Mara Mac, Redley, Claudia Simões, Ausländer e Juliana Jabour. Cada uma apostou em uma cultura e região diferentes.

O ombro estruturado ainda aparece como tendência no verão 2011, mas de forma mais delicada, causado por franzidos, babados ou volumes obtidos por moulage.

Já os rapazes entram na onda do surfe anos 60 com paletó de neoprene e bermuda na Reserva. As calças dos ternos estão mais curtas. Na alfaiataria os tons são areia e cinza com destaque para o vinho em tecido de tapeçaria de Herchcovitch.

CORES - A cartela de cores dessa estação é muito ampla. Ela tem tons muito vivos e extravagantes, cores neutras com pegada eco, candy colors, cores fluor, além de fluors com tons mais claros.

O pink, laranja, coral (com uma gama de tons imensa) e os azuis também são grandes apostas. Enfim, esse verão será marcado por muitos excessos de cores, estampas, volumes, curtos e materiais diversos.

ACESSÓRIOS - sandálias mais pesadas, com plataformas de madeira (não sei se gosto) e bolsas coloridas com direito a mochilas com pedrarias como as que a Do Estilista desfilou.

As marcas investiram muito em chapéu, mas mais por conta da questão solar, de nos proteger contra os raios ultravioletas tão fortes e intensos no verão.  Peças tomara que caia também virão forte no verão 2011.

Nenhum comentário: