domingo, 13 de junho de 2010

Terceiro dia do SPFW é
marcado pela falta de ousadia

O terceiro dia da mais badalada semana de moda do Brasil, SPFW, foi marcado pela total falta de ousadia dos estilistas mostrada nas passarelas. A Cavalera fez festa de debutante com uma coleção descontraída.

A marca celebra 15 anos de existência nesta temporada e para comemorar, armou desfile na Casa Panamericana, com direito a bolo gigante de três andares e bexigas coloridas.

A coleção de verão 2011 da Cavalera tem alma de festa, com modelagens descontraídas e essência rock’n’roll.

O vestido de debutante é curtinho e com volume no quadril, feito de renda trabalhada com bordado de lantejoulas pequenininhas.

A coleção masculina traz estamparia bordada com paetês, camiseta retrô dos Beatles, além dos jeans delavê e a ótima alfaiataria. As calças vêm mais folgadas, com a costura da barra aparente.

Portas e janelas e fachadas foram transformadas por Danielle Jensen em peças de uma delicadeza singular na coleção batizada de Platibandas que realizou para Maria Bonita.


O desfile apresentado foi inspirado no trabalho da fotógrafa Anna Mariani, que retrata a arquitetura de casas populares do Nordeste.

A coleção propõe silhuetas soltas, cores de cal tingido, e materiais de construção, como madeiras e dobradiças.

Abre a cena um bustiê de madeira, acompanhado de calça larga com saia só na parte da frente. O tecido é amassado, despojadamente chique.

Wilson Ranieri, o estilista dos moulages, trouxe peças mais chiques que de costume à passarela da São Paulo Fashion Week.

A base para a coleção verão 2011 é o corpo, então as peças vêm bem próximas, revelando a silhueta feminina. O estilista acertou nas roupas de linho, que conferem visual elegante. Mas os vestidos cinza brilhantes poderiam ter ficado de fora.

Bem que a Movimento tentou aproximar a moda praia ao traje de passeio, mas não deu muito certo. A coleção vem fresca, tropical e com pegada tribal.


Estampas de listras confundem o olhar e dão a impressão de formarem totens pelo corpo. Os biquínis têm alças grossas, ou, desiguais e até em X nas costas. Atenção para as calcinhas com a cintura superalta, que deixa apenas uma faixa do tronco à mostra.

Também se destaca a calcinha dupla, com duas modelagens na mesma peça, que apesar de interessante na passarela, dificilmente vai ganhar as praias. A boa ideia é o bolsinho no maiô e na parte de baixo do biquíni, prático e fashion.

Simone Nunes se inspirou na Bahia dos anos 70 para compor as peças de seu verão 2011, que vêm com clima beira-mar, com estampas florais de vários tamanhos, listras, tecidos leves e quadris volumosos.


O material de roupas de surfistas vem colorido e floral, em detalhes de peças, como babadinhos, e também como matéria-prima única, como no vestido que fechou o desfile. Destaque para as peças de paetês, sobrepostas por linho bem fininho. Nada mais que isso!

A bruxa está à solta no verão 2011 de Samuel Cirnansck. Nesta temporada do SPFW, nada de noivas, nem mobílias na passarela. A coleção vem repleta de bordados elaboradíssimos.


Miçangas, canutilhos, lantejoulas e pérolas formam estampas típicas do Halloween americano, como abóbora, bruxinhas em vassouras e a coruja.

Microvestidos (ou t-shirt dresses) são usados com a legging de vinil colorida e botas com aplicação de renda preta e lantejoulas, nenhuma novidade até então. Para completar o clima dark festivo, capuz igualmente bordado.

As peças destacam os ombros pontudos e ancas. Com pegada fetichista, roupas de dominatrix lembram a tradicional fantasia de diaba, geralmente usada no Dia das Bruxas.

Com trilha sonora ao vivo, Fause Haten apresentou a coleção verão 2011 com o desfile mais performático até o momento. A abertura teve Fause - estilista da marca - aparecendo em telas de LCD recitando versos de Sympathy for the Devil, dos Rolling Stones.

Mais uma vez, o estilista aposta na individualidade, agora sob o tema híbrido. Isso explica os looks, todos duplos, com exceção do primeiro, um vestido chemise branco, singelo.

De resto, o que parece uma saia de frente, de costas se torna uma calça, em uma profusão de modelagens e materiais. Não faltam plumas, paetês, babados e bordados de cristais.

Nenhum comentário: