quarta-feira, 2 de junho de 2010

Fashion Rio revela as
tendências para o verão 2011

Depois de desfiles deslumbrantes com modelos exuberantes esbanjando charme nas passarelas e desfiles não tão empolgantes assim, o Fashion Rio chegou ao fim.

Mas deixou muita novidade em tendências para o verão 2011. Vou tentar passar um pouquinho de tudo o que aconteceu nessa edição do Fashion Rio pra vocês aqui neste post. Espero sinceramente que gostem e comentem, ok?

As passarelas foram tomadas por cores adocicadas, dominadas pelo candies que está super em alta ultimamente e não vai sair de moda tão cedo. Teve muitas silhuetas superfemininas, com direito a cintura marcada e saia rodada, sapatos Oxfords que são o máximo da modernidade (quem diria), babados, plissados e pregueados. 

Walter Rodrigues, que abriu o primeiro dia de desfiles de verão 2011 no Fashion Rio no dia 27, colocou só modelos negras na passarela, evidenciado uma polêmica já conhecida: Desfiles levam cada vez menos modelos negras às passarelas. A inspiração para a coleção veio da cidade pernambucana de Quipapá.

Elas deram um brilho especial à passarela e às roupas, que também fizeram alusão à cultura africana, tanto na silhueta ampla quanto no contraste de tons neutros (como marrom e azul marinho) e fortes (como amarelo e vermelho).
















Uma espécie de retorno às raízes também marcou o desfile de Nica Kessler, que abusou da feminilidade e fez peças muito comerciais – daquelas que você vê no desfile e já tem vontade de comprar. (A.D.O.R.O.)

Muitos tons pastéis, vestidos soltinhos e curtos, estampas geométricas e cintura alta.

Continuando nas lembranças, Mara Mac mostrou roupas que tinham como tema a reconstrução da natureza, com muitas formas geométricas e tons de marrom e vermelho.

Os desastres naturais e a busca de uma renovação para o planeta foram as inspirações da estilista, que traduziu isso nos tecidos através de fendas, transparências, e cortes vazados que permeiam a coleção.


A Salinas, que teve a presença das tops Carol Trentini e Renata Kuerten, apresentou uma coleção que mistura influências de Cuba e da Bahia. Carol deu um show a parte na passarela.

Ainda na onda de referência a outros tempos, a marca masculina R.Groove desfilou uma coleção que mostrou uma mistura de referências antigas, como jeans, florais e arte pop.

Quem fechou o dia foi a Acquastudio, que encheu a passarela de vestidos curtos e cores cítricas.

Segundo dia teve capa de chuva, moda praia sofisticada com pegada tribal e excesso de transparência na passarela. A Redley puxou o carro com coleção para uma estação quente chuvosa, com capas em tecido tecnológico, neoprene e mochilas com pegada espacial em contraponto ao primitivismo dos colares feitos de gravetos, ao estilo ninho de pássaro.
 


Claudia Simões quer saber das transparências no verão 2011. Funcionam bem os vestidinhos de crochê pendentes sobre a silhueta, sobrepostos a combinações de camisas de corte masculino e bermudas.
 
Entre as ideias que não funcionaram tão bem ficam a calça de cintura alta demais, cós baixo e pernas abaixo dos joelhos e o conjunto de blazer e short laranja.




A Totem celebra o verão carioca na coleção mostrada na noite de sexta-feira, 28 de maio, no Píer Mauá. Estampas coloridas, comprimentos que passeiam do míni ao longo e chapéus sombreiros dão o tom das peças.

Graça Ottoni propôs coleção de verão 2011 linear e da paz, com camisaria desconstruída, torcida, amassada e rearranjada, em algodão branco, complementada pelas rendas delicadas, paetês e peças esvoaçantes em variações do preto, como contraponto.

Moda praia sofisticada é com a Lenny, que nesta temporada se inspirou no deserto, com pegada tribal. A ótima sacada da estilista Lenny Niemeyer para o verão 2011 são os maiôs com babados invertidos, voltados para cima, que dão um movimento único.

Para reforçar a proteção contra os raios solares, a Lenny ousa no maiô amarelo, apresentado por Bruna Tenório, com a frente fechada (dessas que ninguém pode usar na praia), e decotão nas costas.
A top, atriz e super mãe Fernanda Lima brilhou no terceiro dia da semana de moda carioca, no desfile do Cantão. A marca trouxe como propostas os plissados, os babados e a estamparia manjada que reproduz céu repleto de nuvens.

Comprimento míni e tecidos com leve transparência evidenciam a sensualidade da mulher, apesar dos looks apresentarem modelagem folgada e fluida.


A Printing apresentou coleção de verão 2011 morna, com influência nos jardins ingleses. A estilista Marcia Queiroz apostou em bordados, brilhos e recortes para os looks, que vêm casados com a peça mais interessante desfilada: o sapato Oxford com tachas.

Para arrematar o clichê "from UK", chapéus também com aplicações e na mesma cor da roupa e óculos escuros de armação colorida.


A coleção da Maria Bonita Extra também trouxe peças leves, extremamente femininas e românticas, com os vestidos esvoaçantes, longos, com babados largos na barra.
Ao som ao vivo da banda rock'n'roll Dragonette, a Auslander veio para empolgar aqueles que curtem um festival de música ao molde europeu, a céu aberto e com programação que agrada desde o roqueiro tradicional ao neoindie.

Tachas, penas e lenços revezam-se nos detalhes e acabamentos. A peça que será desejo no mundinho fashion é o body com o bordão "Aloka" (T.U.D.O.).  Xadrezes, já clássicos do visual rock, aparecem nas camisas, inclusive em versão cropped, com direito a barriguinha de fora e tudo. (B.A.B.A.D.O.)

O último dia de desfiles levou inspiração da natureza às passarelas. A grife Andrea Marques trouxe temas ligados às florestas, às flores e aos animais, elementos que remetem ao verão nos trópicos. Camisas de tricoline arrematadas por laços, saias à la 50´s e cinturas marcadas. Muito linho, seda, transparências e a elegância traduzida para uma mulher real, que trabalha, vai ao banco, almoça fora.

Outra que fez homenagem ao meio ambiente foi a grife de moda praia Triya, que desfilou maiôs com estampas de folhagens e animais e teve o verde como cor predominante na coleção.

Em sua estreia no Fashion Rio, a estilista Isabela Frugiuele soltou as feras. No maior clima a selva é aqui – cenário, música, tudo ajudava - , ela investiu em biquínis e maiôs repletos de recortes, amarrações, estampas animais, folhagens, que lembram camuflados, tribais.


A modelagem varia entre calcinhas bem pequenas e top nadador, e os maiôs fazem as vezes de bodie, como já é tradição na nova moda praia, que circula entre as areias e o asfalto. Não à toa, peças de seda, com acabamento desfiado, propositalmente “podrinho” chic, também entram em cena.







E por falar em moda praia, o diretor do Fashion Rio, Paulo Borges, revelou em coletiva algumas novidades para a próxima edição do evento – outono/inverno 2011.

De acordo com Borges, as grifes de maiô e biquíni trocarão o São Paulo Fashion Week pelo Fashion Rio. Ou seja, as marcas Cia. Marítima, Água de Coco, Movimento e Paola Robba devem marcar presença nos armazéns do Cais do Porto em janeiro do ano que vem.

Mas nem tudo ocorreu tão bem no encerramento da semana de moda carioca. Uma modelo caiu na passarela da marca de acessórios New Order, estreando o primeiro tombo da edição verão 2011 - sendo também último.
Apesar disso, a coleção da grife, chamada Jardim Elétrico, agradou a muitos. Itens de acampamento viraram acessórios modernos - a corda, por exemplo, virou alça e cadarço.


A grife Isabela Capeto fechou a edição verão 2011 do Fashion Rio com uma coleção inspirada em um tom específico de azul. As peças apresentadas são bem femininas, fluidas e com babados. As matérias-primas principais são chiffon, algodão, tule, cetim, tricoline e malha.


2 comentários:

Rafa disse...

Adorei seu blog, estava procurando uma cobertura completa sobre o a semana de moda mais badalada, e só encontrei aqui. Parabéns. Ah, virei seguidora, e também tenho um blog de moda, dá um passadinha lá e depois me conta o que achou. faleidinovo.blogspot.com

Unknown disse...

Valeu Rafa, fiz com muuuuito carinho e fiquei mega feliz por vc ter gostado viu, divulga a promo do Dia dos Namorados, o sorteio ocorre na sexta somente se tiver 400 followers no twitter @danimoranguinho, bju