terça-feira, 15 de junho de 2010

SPFW - Gisele Bündchen é a
grande atração do penúltimo dia

O penúltimo dia da 29ª edição da São Paulo Fashion Week deixou os fashionistas de queixo caído após uma série de coleções interessantes e a grande atração da temporada: a volta da top brasileiríssima Gisele Bündchen à semana de moda paulistana depois de ficar afastada por conta do nascimento de Benjamin, seu primeiro filho.


O domingo (13) foi de movimento intenso na Bienal. E essa agitação toda aumentou ainda mais por volta das 19 horas, horário em que a supertop Gisele Bündchen chegou ao SPFW.

A modelo foi a estrela do desfile da Colcci (como sempre), ao lado do ator Reinaldo Gianecchini. Nesta temporada, Gisele entrou três vezes na passarela (geralmente são duas entradas), com looks que vão do conceitual ao comercial.


Duvidoso foi o último look usado pela über model, esvoaçante, curtíssimo, com estampa de bolinhas. Aliás, toda a coleção da Colcci deixou um ponto de interrogação na cabeça dos fashionistas (embora já tenha confundido mais), com calças coloridas à moda da banda Restart e bodies de telinha, ao estilo fitness dos anos 1980.

Quem abriu o dia foi a marca Do Estilista, do amado Marcelo Sommer, com desfile produzido no Villa Country. A coleção de Sommer mescla a magia cigana ao universo dos caubóis, com calça jeans tipo vaqueiro de cintura alta e camisa bordada com tema texano, com cactos, roda de carroça e chapéus.

Chama atenção a pedraria maxi, quase kitchs, na meia-calça, mochilas e principalmente no poncho, que é uma das peças mais bonitas da coleção. Também são desejo as botinas curtas coloridas (adooooooro), ao estilo "Chico Bento". No casting, amigos do estilista, claaaaro.

Na sequência, a Neon impressionou e simplesmente emocionou com desfile no Complexo Desportivo Baby Barioni, levando os fashionistas à loucura. A marca resgata sua origem de grife de moda praia, mas uma moda praia que vai às ruas, exibida e poderosa, ainda que feita de neoprene.


O material do surfe ganha sofisticação com a modelagem ajustada da marca, revelando as formas em macaquinhos, vestidos e calças compridas de cintura superalta. A tanga lembra modelos de antigamente, com cavas altíssimas.

A referência náutica parece obrigatória e aparece nas estampas de nós, correntes e cores – especialmente o azul, o branco e o dourado.

A transparência também é renovada com a utlização do plástico, que ora se acopla às estampas, ora surge molecamente desnudando a mulher, que fica à vontade com tudo de fora.

Ao final, microvestidos com volumes deixam os modelos com jeitão de flores. Lindas também as nadadoras que encerraram o show.

Em seu desfile de estreia, João Pimenta manda muito bem com alfaiataria masculina ousada, em coleção inspirada na transferência da corte portuguesa ao Brasil, com os bodies como destaques.


As golas vitorianas são constantes, inclusive como acessório à parte, sem a camisa. Mangas rendadas extravagantes ao estilo "Capitão Gancho" também são recorrentes.

Peças inteiriças, como os macacões incríveis, são curtos, alinhados ao corpo, têm capuz à moda dos antigos carrascos e feichecleres grandes.

As formas da alfaiataria remetem ainda a roupas de surfe, com recortes que imitam regata tipo nadador nas costas dos paletós e macaquinhos. Uma boa estreia, aplaudida de pé pelo público.

Paola Robba também estreou na SPFW no penúltimo dia. A estilista buscou inspiração no mosaico cultural do Brasil para fazer sua coleção de moda praia de verão 2011, com a top Fernanda Tavares, linda e magra, na abertura do desfile.


Na passarela, a coleção vem amarrada, com calcinhas largas, comportadas, e tops idem, alguns com recortes, outros com amarrações renovadas. Atenção para as estampas de animal, como as de onça pintada.

A moderninha e famosa pelas estampas criativas e coloridas, Amapô foi buscar inspiração nas festas nordestinas e trouxe para a passarela da São Paulo Fashion Week franjas coloridas, transparências e bordados extravagantes.


Imperdíveis as jaquetas e o vestido com franjas fininhas e coloridas. A alfaiataria da Amapô alarga a modelagem nas calças masculinas.

O clima de festança é complementado pelos lenços de bolinhas amarrados na cabeça dos rapazes e nas bolsas que lembram um cantil. Carô e Pitty encerram o desfile puxando a fila da quadrilha, como manda uma boa festa do "interiô".

Mario Queiroz trouxe à Bienal uma coleção masculina com alfaiataria impecável com cara de passeio elegante no deserto.


A inspiração é Istambul, na Turquia. As peças são de fibras naturais e muito leves, como algodão, cambraia e seda, ideais para altas temperaturas. Os looks são, na maioria, monocromáticos, em branco, cru, cinza e azuis.

A estamparia, nesses tons, é baseada em tapetes e azulejos. A modelagem vem com calças mais curtas, cortadas na altura do tornozelo. Paletós bem cortados fazem conjuntos também com shorts e bermudas.

Os comprimentos das partes de cima variam da regata à manga comprida. Entre os acessórios, tênis de lona e couro, bolsas de couro, em cores como marrom e verde, e cintos marrons.

Um comentário:

Tati disse...

A Gisele estava linda como sempre, mas Reynaldo Gianecchini estava sem comentários... kkkkk